top of page
aldemar_capasite.jpg
Buscar

Assembleia Legislativa debate desafios, impactos e soluções para a seca no Rio Grande do Norte

  • Foto do escritor: Aldemar Almeida
    Aldemar Almeida
  • 23 de jun.
  • 2 min de leitura

Atualmente o Rio Grande do Norte enfrenta uma das mais severas crises hídricas dos últimos anos. De acordo com dados recentes da Defesa Civil Nacional e do Ministério da Integração e do Desenvolvimento  Regional  (MIDR), 27  municípios potiguares  tiveram situação de emergência reconhecida em razão da seca — fenômeno caracterizado pela ausência prolongada de chuvas, ainda mais grave do que a estiagem. 


É para debater estratégias emergenciais, estruturantes e buscar a articulação de instituições para promover a segurança hídrica, alimentar e econômica da população afetada, que a ALRN, por meio do mandato do presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), vai realizar audiência pública. O debate será na próxima quarta-feira (25), a partir das 10h.

"Queremos ouvir os anseios, as dificuldades e as sugestões da população,  especialmente  dos  agricultores,  produtores  rurais  e comunidades afetadas. Vamos avaliar os impactos socioeconômicos e ambientais provocados pela estiagem prolongada e discutir estratégias emergenciais e estruturantes, além de políticas públicas de mitigação, adaptação e convivência com o semiárido", afirmou Ezequiel. 

Na região do Seridó, os impactos são ainda mais evidentes,  com  reservatórios  operando  em  níveis  críticos,  perdas expressivas  na  produção  agropecuária  e  sérios  riscos  à  segurança hídrica de milhares de famílias. 


Nesse contexto, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do  RN  (Emparn)  também  alerta  para  um  quadro  de  chuvas  mal distribuídas,  abaixo  da  média  histórica,  agravando  o  quadro  de vulnerabilidade social e econômica nas áreas rurais e urbanas. 

O  agravamento  dos  efeitos  da  seca,  intensificado  por fenômenos  climáticos  extremos  e  pela  irregularidade  das  chuvas, exige  uma  resposta  articulada,  integrada  e  urgente  dos  diversos setores  da  sociedade.  


Foram convidados representantes do Governo, como IGARN, IDEMA, EMPARN, EMATER, DEFESA CIVIL, UFRN, UERN, IFRN, FETARN e FEMURN, além das federações regionais dos municípios, prefeitos e vereadores do Seridó. A proposição do parlamentar foi subscrita pelos colegas Vivaldo Costa (PV) e Dr. Bernardo (PSDB). Foram convidados representantes do poder público (municipal, estadual e federal), de órgãos técnicos, universidades, especialistas em recursos hídricos, climatologia e desenvolvimento rural.



 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Blog do Professor Aldemar Almeida

Blog de jornalismo político no RN.

© 2023 Blog Professor Aldemar. Desenvolvido por énoiz ideias

bottom of page