top of page
Buscar

Hoje é o dia que marca a vitória dos aliados na Segunda Guerra Mundial: “A Cobra Fumou”

  • Foto do escritor: Aldemar Almeida
    Aldemar Almeida
  • 8 de mai.
  • 2 min de leitura

O 8 de maio de 1945 foi a data formal da vitória dos aliados na Europa. A data foi motivo de grandes celebrações,

especialmente em Londres, onde mais de um milhão de pessoas festejaram o fim da guerra.

Nos Estados Unidos, o Presidente Harry Truman, que celebrava 61 anos nesse mesmo dia, dedicou a vitória ao seu antecessor, Franklin D Roosevelt, que morrera havia cerca de um mês, no dia 12 de abril.

Os Aliados haviam acordado que o dia 9 de maio de 1945 seria o da celebração, todavia os jornalistas ocidentais lançaram a notícia da rendição alemã mais cedo do que era previsto, precipitando as celebrações.

O Brasil teve importante papel na luta dos aliados em sua participação em batalhas importantes com a sua Força Expedicionária Brasileira – FEB, principalmente na Collecchio, Camaiore, Monte Prano e Vale do Serchio.  O Brasil foi o único País independente da América do Sul a enviar tropas de combate ao exterior na Segunda Guerra. Conhecida por sua tenacidade e bravura, a FEB era bem-vista tanto por aliados quanto por adversários.

Resposta aos Céticos ("A cobra vai fumar"): Antes da entrada do Brasil na guerra, a frase popular era "é mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil ir para a guerra". Quando os soldados brasileiros (pracinhas) foram enviados e combateram, a frase foi adotada como símbolo de que o impossível tinha acontecido.

A "Cobra Está Fumando" - Após o sucesso inicial, o ditado inverteu-se para "a cobra está fumando", significando que o Brasil estava agindo com força, intensidade e determinação em combate. O distintivo representa a bravura dos cerca de 25 mil homens que, mesmo com treinamento e equipamentos limitados, lutaram na Itália. Tornou-se um grito de guerra e símbolo de orgulho nacional, representando o "jogo de cintura" brasileiro e a capacidade de adaptação em situações de perigo. Atualmente, o uso desse símbolo no fardamento é uma homenagem histórica à FEB, relembrando a coragem do pracinhas e mantendo viva a memória de sua atuação no conflito.

TRÊS JUCURUTUENSES – Entre os “pracinhas” que participaram da Segunda Guerra Mundial na Itália estavam o meu pai Alcindo Arnaldo da Silva; Lino Vicente de Araújo, e meu tio Evaristo Lacava da Silva, irmão de minha mãe.

  

Alcindo Arnaldo (in memoriam) em desfile militar do 7 de setembro.


 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
aldemar_capasite.jpg

Blog do Professor Aldemar Almeida

Blog de jornalismo político no RN.

© 2023 Blog Professor Aldemar. Desenvolvido por énoiz ideias

bottom of page