Hoje é o dia que marca a vitória dos aliados na Segunda Guerra Mundial: “A Cobra Fumou”
- Aldemar Almeida

- 8 de mai.
- 2 min de leitura

O 8 de maio de 1945 foi a data formal da vitória dos aliados na Europa. A data foi motivo de grandes celebrações,
especialmente em Londres, onde mais de um milhão de pessoas festejaram o fim da guerra.
Nos Estados Unidos, o Presidente Harry Truman, que celebrava 61 anos nesse mesmo dia, dedicou a vitória ao seu antecessor, Franklin D Roosevelt, que morrera havia cerca de um mês, no dia 12 de abril.
Os Aliados haviam acordado que o dia 9 de maio de 1945 seria o da celebração, todavia os jornalistas ocidentais lançaram a notícia da rendição alemã mais cedo do que era previsto, precipitando as celebrações.
O Brasil teve importante papel na luta dos aliados em sua participação em batalhas importantes com a sua Força Expedicionária Brasileira – FEB, principalmente na Collecchio, Camaiore, Monte Prano e Vale do Serchio. O Brasil foi o único País independente da América do Sul a enviar tropas de combate ao exterior na Segunda Guerra. Conhecida por sua tenacidade e bravura, a FEB era bem-vista tanto por aliados quanto por adversários.
Resposta aos Céticos ("A cobra vai fumar"): Antes da entrada do Brasil na guerra, a frase popular era "é mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil ir para a guerra". Quando os soldados brasileiros (pracinhas) foram enviados e combateram, a frase foi adotada como símbolo de que o impossível tinha acontecido.
A "Cobra Está Fumando" - Após o sucesso inicial, o ditado inverteu-se para "a cobra está fumando", significando que o Brasil estava agindo com força, intensidade e determinação em combate. O distintivo representa a bravura dos cerca de 25 mil homens que, mesmo com treinamento e equipamentos limitados, lutaram na Itália. Tornou-se um grito de guerra e símbolo de orgulho nacional, representando o "jogo de cintura" brasileiro e a capacidade de adaptação em situações de perigo. Atualmente, o uso desse símbolo no fardamento é uma homenagem histórica à FEB, relembrando a coragem do pracinhas e mantendo viva a memória de sua atuação no conflito.
TRÊS JUCURUTUENSES – Entre os “pracinhas” que participaram da Segunda Guerra Mundial na Itália estavam o meu pai Alcindo Arnaldo da Silva; Lino Vicente de Araújo, e meu tio Evaristo Lacava da Silva, irmão de minha mãe.

Alcindo Arnaldo (in memoriam) em desfile militar do 7 de setembro.






Comentários