O "baía formosense" comemora nesta sexta-feira mais um aniversário do município do litoral sul
- Aldemar Almeida
- 17 de jan.
- 1 min de leitura

O “baía-formosense”, toda aquela pessoa que nasce em Baía Formosa, localizado na região Litoral Sul do Rio Grande do Norte, está comemorando nesta sexta-feira mais um aniversário do município que foi desmembrado de Canguaretama pela Lei Estadual n° 2.338 de 31 de dezembro de 1958 e instalado em 17 de janeiro de 1959, data escolhida pelos munícipes para a celebração anual e oficial da sua emancipação política. A bela enseada constitui a única baía do Rio Grande do Norte.
O município aniversariante limita-se ao Norte com o Oceano Atlântico e Canguaretama: ao Sul com a Divisa entre Rio Grande do Norte e Paraíba; a Leste com o Oceano Atlântico; e a Oeste com Canguaretama.
No território de Baía Formosa existe uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, a Mata Estrela Senador Antônio Farias, com uma área de 2.365 hectares, criada pela Portaria Estadual 460/1990 e Decreto Federal 20/2000, com o objetivo de ordenar o uso e proteger a Mata Atlântica e seus ecossistemas.
O município teve sua origem em um núcleo de pescadores que se organizaram em torno do movimentado porto de embarcações, situado no Oceano Atlântico. Ao terminar o corte do pau-brasil, em meados do século XVIII, ficou sendo lugar de veraneio das famílias Albuquerque Maranhão e de fazendeiros das redondezas.
Em 2022, a população era de 8.825 habitantes e a densidade demográfica era de 35,66 habitantes por quilômetro quadrado. Na comparação com outros municípios do estado, ficava nas posições 78 e 86 de 167. Já na comparação com municípios de todo o país, ficava nas posições 3252 e 2035 de 5570.

Comentarios