top of page
aldemar_capasite.jpg
Buscar

Parabéns para o município de Martins, que já se chamou de Maioridade, pelo aniversário hoje

  • Foto do escritor: Aldemar Almeida
    Aldemar Almeida
  • 10 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura

Quem aniversaria hoje é Martins, município localizado na mesorregião Oeste Potiguar e microrregião Umarizal. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, pelo censo realizado em 2022. a população de Martins era de 8.179 habitantes e a densidade demográfica era de 48,26 habitantes por quilômetro quadrado. Na comparação com outros municípios do Estado, ficava nas posições 80 e 60 de 167. Já na comparação com municípios de todo o país, ficava nas posições 3358 e 1534 de 5570.Martinense é quem nasce lá.

Martins se limita ao Norte com Umarizal. Viçosa e Portalegre; ao Sul com Antônio Martins, Frutuoso Gomes, e Serrinha dos Pintos; Ao Leste com Frutuoso Gomes, Lucrécia e Umarizal e a Oeste com Serrinha dos Pintos e Portalegre.

 

A ORIGEM

A origem do povoamento foi a data da sesmaria concedida, no Século XVIII, a Antônio Martins Roriz, que compreendia a Serra da Conceição, desde então conhecida com o nome de Serra do Martins ou Serra do Capitão Martins, município de Portalegre. No ano

De 1779, o povoado da localidade Serra da Conceição passou a ser denominado de Serra do Capitão Martins. Em 10 de novembro de 1841 a Lei n° 71 desmembrou o povoado de Portalegre, e estava criado o município de “Maioridade”.

A resolução n° 168 de 30 de outubro de 1847, elevou a vila à categoria de cidade com a denominação de Cidade da Imperatriz, homenagem à Imperatriz do Brasil.

Veio a República e foram varridos do mapa todos os topônimos que faziam referência a fatos ou nomes que exaltassem a monarquia extinta. Assim o Decreto n° 12 de fevereiro de 1890, do governo provisório mudou o nome de Cidade da Imperatriz para o de Cidade de Martins.


 

 

 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Blog do Professor Aldemar Almeida

Blog de jornalismo político no RN.

© 2023 Blog Professor Aldemar. Desenvolvido por énoiz ideias

bottom of page