Projeto de Lei denomina prédio onde funcionou o Grande Hotel de "Edifício Theodorico Bezerra"
- Aldemar Almeida
- 26 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
Foto João Gilberto

Está na pauta da sessão plenária da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, a ser realizada amanhã (27), o Projeto de Lei nº 337/2024 que denomina o prédio onde funcionou o Grande Hotel, localizado na avenida Duque de Caxias no bairro Ribeira, em Natal, de “Edifício Theodorico Bezerra”.
O propositor, deputado Adjuto Dias (MDB) justifica que é uma forma de prestar homenagem póstuma a uma figura de grande relevância histórica, política e social para o Rio Grande do Norte, Theodorico Bezerra, dando nome ao prédio, onde funciona atualmente a Central de Flagrantes da Comarca de Natal.
“Esse prédio, que é um patrimônio histórico, arquitetônico e cultural do RN (tombado pela FJA, em 07/12/1991), também se transformou ao longo do tempo, num marco que simboliza o progresso e a modernização da cidade durante o século XX. Theodorico Bezerra foi um político influente no Estado, onde exerceu os cargos de Vice-Governador (1963/1966), Deputado Federal (1951/1955, 1955/1959, 1959/1963 e 1967/1971); Deputado Estadual (1946/1951 e 1963/1966) e Presidente desta Assembleia Legislativa (1963/1966), além de ter sido um empresário, hoteleiro e administrador visionário. Ele desempenhou um papel crucial na gestão do Grande Hotel, que, sob sua administração, tornou-se um ponto de referência para turistas e figuras importantes. Sua atuação garantiu que o hotel se destacasse como um local de excelência em hospedagem e eventos sociais, especialmente durante a Segunda Guerra Mundial, quando recebeu diversas personalidades nacionais e militares internacionais”, justifica o parlamentar.
Adjuto acrescenta ainda que Como empresário, Theodorico Bezerra implementou melhorias significativas na infraestrutura do hotel, adaptando-o às necessidades da época e contribuindo para o desenvolvimento econômico e turístico de Natal. Sua visão e competência administrativa transformaram o Grande Hotel em um símbolo de hospitalidade e progresso, refletindo seu compromisso com o bem-estar da população potiguar.
“Ao denominar o referido prédio, de "Edifício Theodorico Bezerra", entendemos ser uma justa reverência a um líder que dedicou sua vida ao desenvolvimento do nosso Estado, reconhecendo suas contribuições e preservando sua memória. Dessa forma, solicitamos o apoio dos nobres parlamentares para a aprovação deste Projeto de Lei, que valoriza a história e o legado de uma figura ímpar do Rio Grande do Norte, conclui o propositor.
Acho muito justo! Senão, vão indicar qualquer bandido que nunca fez nada pelo RN .Muito pelo contrário, surrupiou alguma coisa!