top of page
aldemar_capasite.jpg
Buscar

ALRN homenageia jornalistas e exalta o papel essencial da imprensa na democracia

  • Foto do escritor: Aldemar Almeida
    Aldemar Almeida
  • 10 de abr.
  • 2 min de leitura


Em homenagem ao Dia do Jornalista, celebrado nacionalmente em 7 de abril, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou nesta quinta-feira (10), uma sessão solene em reconhecimento ao trabalho e à dedicação dos profissionais da imprensa potiguar. A cerimônia foi presidida pelo deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), presidente da Casa, que exaltou o papel transformador da categoria para a sociedade.


“Celebrar o Dia do Jornalista é reafirmar nosso compromisso com a liberdade e a democracia. É também reconhecer que os jornalistas são faróis, luzes que dissipam as sombras da ignorância. São os que escrevem a primeira versão da história, missionários da palavra, construtores da memória coletiva. Quando se cala um jornalista, se cala um pedaço da nossa democracia. Vocês são a voz viva e ativa da liberdade”, declarou Ezequiel Ferreira.


Durante a solenidade, cada deputado estadual homenageou um profissional da imprensa potiguar, destacando nomes que atuam nas mais diversas áreas do jornalismo - televisão, rádio, impresso, web e assessoria de comunicação. Em sua fala, Ezequiel definiu cada homenageado como “mais do que um nome, mas uma trajetória marcada por desafios vencidos, manchetes e bastidores vividos”.


O superintendente da InterTV Cabugi, Thiago Lajus, discursou em nome de todos os homenageados e registrou o momento vivido pelo jornalismo no Brasil e no mundo. “A homenagem é também o reconhecimento público de trajetórias pautadas pelo compromisso com os fatos. Em um tempo de fake news e desinformação, cabe ao jornalista resistir. Resistir à mercantilização da notícia, ao descrédito da imprensa e à avalanche de ruídos que esconde a verdade. Ser jornalista é um compromisso moral com a sociedade”, afirmou Lajus.


Ele também destacou que, mesmo diante das transformações tecnológicas, com a chegada da inteligência artificial e das novas plataformas digitais, o papel do jornalista continua sendo insubstituível. “A máquina que processa dados não compreende o impacto da palavra, nem a responsabilidade que carrega uma notícia publicada. A verdade exige sensibilidade, empatia e compromisso”, disse.

Ao longo da cerimônia, foram relembradas figuras históricas da imprensa potiguar e nacional, como Câmara Cascudo, Nízia Floresta, Vicente Serejo, Cassiano Arruda e Agnelo Alves, que marcaram gerações e continuam sendo referências do ofício no estado.


O Dia do Jornalista foi instituído pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) em 1931, em homenagem ao médico e jornalista Giovanni Battista Libero Badaró, assassinado em 1830 por suas ideias em defesa da liberdade de imprensa. A data é um símbolo da resistência histórica da categoria e da importância do jornalismo como ferramenta de fiscalização, transparência e fortalecimento da democracia.


A sessão solene reuniu deputados, jornalistas, representantes de veículos de comunicação e familiares dos homenageados, encerrando-se com agradecimentos emocionados dos profissionais indicados.

HomenageadosAnna Karinna Cavalcante da SilvaBadóglio Araújo (In memoriam)Camilo José Cunha TorquatoCaroline Reis de AraujoChrystian de SaboyaCristina D’Oliveira Vidal BezerraDanilo Bezerra VieiraDonato Tadeu FernandesElaine Vládia Silva de OliveiraFernando Fernandes de OliveiraHeloisa MacedoJener Tinôco de AndradeLeandro Luís de Almeida CunhaLiciane Gurgel Viana ArarunaMara Godeiro de Souza DuarteMaria Suerda de MedeirosMariana Pinheiro CarvalhoRonaldo Tavares da SilvaSalatiel Maciel de SouzaSérgio Henrique Santos da SilvaStênio Dantas de AzevêdoThiago Theodoro LajusWallace Maxsuel de AzevedoWllana Santana Dantas Pereira


 
 
 

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加

Blog do Professor Aldemar Almeida

Blog de jornalismo político no RN.

© 2023 Blog Professor Aldemar. Desenvolvido por énoiz ideias

bottom of page