top of page
aldemar_capasite.jpg
Buscar

Bordado do Seridó, cada vez mais em alta, agora é patrimônio cultural do Rio Grande do Norte

  • Foto do escritor: Aldemar Almeida
    Aldemar Almeida
  • 24 de jan.
  • 2 min de leitura
ree

Projeto foi de iniciativa da deputada Isolda Dantas(PT)


Trazido pelas mulheres dos colonizadores portugueses da Ilha da Madeira no início do século XVIII, o bordado do Seridó está cada vez mais em alta. E recentemente foi reconhecido como patrimônio cultural e imaterial do RN pelo governo estadual, que sancionou a lei fruto do projeto de iniciativa da deputada Isolda Dantas (PT).


Se antes ele era um ofício das moças prendadas, há tempos vem se fortalecendo como um dos grandes responsáveis pela principal renda de muitas famílias, especialmente no Seridó. Além de fonte de renda, a prática das bordadeiras vem ressignificando a tradição artesanal, transformando o bordado em um dos símbolos identitários da região”, destaca a deputada.

Tornar-se patrimônio de fato e de direito é uma valorização que vem se somar a outras iniciativas. Alguns episódios recentes mudaram para sempre, positivamente falando, a história dos artesãos que sobrevivem da atividade. Um deles foi o selo de Indicação Geográfica (IG), em 2020, na categoria indicação de procedência, aos Bordados de Caicó, aqueles produzidos na cidade e mais em outros 11 municípios do Seridó com tradição na arte de bordar.


O selo contribui para tirar as artesãs da invisibilidade e garantir a procedência e qualidade do produto. É um diferencial para criar identidade e abrir novos mercados. Ele foi concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), fruto de uma batalha de 12 anos que envolveu os artesãos, entidades de classe como o Comitê Regional das Associações e Cooperativas Artesanais do Seridó (CRACAS), Sebrae, entre outros.


Outro episódio, que levou os holofotes do País para as bordadeiras, foi com o vestido usado no casamento da primeira dama do País, totalmente confeccionado pelas talentosas mãos das bordadeiras seridoenses radicadas em Timbaúba dos Batistas.

ree
ree





 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Blog do Professor Aldemar Almeida

Blog de jornalismo político no RN.

© 2023 Blog Professor Aldemar. Desenvolvido por énoiz ideias

bottom of page