top of page
aldemar_capasite.jpg
Buscar

Cruzeta, Monte Alegre e São Bento do Norte são municípios que aniversariam nesta segunda-feira

  • Foto do escritor: Aldemar Almeida
    Aldemar Almeida
  • 25 de nov. de 2024
  • 4 min de leitura
ree
ree

Cruzetense é o gentílico de quem nasce em Cruzeta, município localizado na região Seridó, um dos aniversariantes desta segunda-feira, 25 de novembro.

Em 2022, quando da realização do Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a população do Município, que inclui a área urbana (Cidade) e a área rural, era de 8.005 habitantes e a densidade demográfica de 27,06 habitantes por quilômetro quadrado. Na comparação com outros municípios do Estado, ficava nas posições 81 e 111 de 167. Já na comparação com municípios de todo o País, ficava nas posições 3406 e 2560 de 5570. A sua população estimada para este ano é de 8.238 pessoas.


Em 2010, a taxa de escolarização de 6 a 14 anos de idade era de 99,3%. Na comparação com outros municípios do Estado, ficava na posição 9 de 167. Já na comparação com municípios de todo o país, ficava na posição 346 de 5570. Em relação ao IDEB, no ano de 2023, o IDEB para os anos iniciais do ensino fundamental na rede pública era 6,9 e para os anos finais, de 4,9. Na comparação com outros municípios do Estado, ficava nas posições 2 e 4 de 167. Já na comparação com municípios de todo o país, ficava nas posições 513 e 2278 de 5570.


Os primeiros habitantes das terras onde hoje está localizada a cidade de Cruzeta foram os índios Cariris, Janduís e os Caicós. Expulsos pelos colonizadores do vizinho Estado da Paraíba, eles partiram rumo ao Seridó, no Rio Grande do Norte, onde se fixaram. A caçada aos índios continuou e nas últimas décadas do século XVII, na chamada Guerra dos Bárbaros, os Cariris, Janduís e Caicós foram expulsos do Seridó, abrindo perspectivas para a colonização da região. Foi nesse período que essas terras começaram a tomar povoação.Datado pela História o português Antônio Pais de Bulhões foi o primeiro proprietário dessas terras. Vindo da Paraíba, ele chegou às terras que hoje é a cidade de Cruzeta por volta do século XVIII, construindo sua fazenda à margem do Rio São José, num lugar que um beneficiado seu denominou “Remédio” num dia de aflição em tempo de seca, ainda no século XVIII.


Em outro ano de seca, esforçando-se ele para salvar seu rebanho, e o de seu amigo, da fome e da seca, começou a cavar cacimbas no leito seco do rio: se não encontrasse água, seria uma calamidade; se encontrasse, teria o remédio. Encontrou. “Daí a origem do nome Fazenda Remédio”. O nome Cruzeta deve-se ao cruzamento dos rios Salgado, Quimporó e Riacho do Meio, que hoje formam a bacia do açude público municipal. Cruzeta se limita ao Norte com Florânia e São Vicente; ao Sul com São José do Seridó; a Leste com Acari e a Oeste com Caicó


MONTE ALEGRE

ree

Monte Alegre - Este é  outro aniversariante já teve o nome de Bagaço quando era um primitivo povoado. Depois passou a Distrito, pertencente com o nome de Monte Alegre, pertencendo a São José de Mipibu, por força do Decreto 603 de 31 de outubro de 1938. Cinco anos depois, em 30 de dezembro de 1943, o Decreto-Lei Estadual 268 alterou o topônimo para Quirambu, homenagem que resgatou a história da produtiva Fazenda Quirambu, fundada em 1717, à margem direita do rio Trairi. O povo do lugar não acatou a mudança e o legislador, via Lei nº 146 de 23 de dezembro de 1948 fez voltar a denominação anterior de Monte Alegre.

O gentílico de quem nasce em Monte Alegre é monte-alegrense. Em 2022, a população era de 23.031 habitantes e a densidade demográfica era de 109,02 habitantes por quilômetro quadrado. Na comparação com outros municípios do estado, ficava nas posições 25 e 24 de 167. Já na comparação com municípios de todo o país, ficava nas posições 1519 e 716 de 5570. Para este ano é estimada uma população de 23.848 pessoas.

Situado no Agreste Potiguar, Monte Alegre limita-se ao Norte com São José de Mipibu e Vera Cuz; Ao Sul com Lagoa de Pedras, Bejinho, Jundiá e São José de Mipibu; a Leste com São José de Mipibu e a Oeste com Lagoa Salgada e Lagoa de Pedras.  


São Bento do Norte

ree

São Bento do Norte – A história Legislativa de São Bento do Norte, também aniversariante do dia, localizado na Mesoregião Central  e na Microregião de Macau, começa no dia 10 de agosto de 1953, quando chegava às mãos do deputado Maltez Fernandes telegrama do diretório do PSP – Partido Social Progressista- em Baixa Verde, atual João Câmara, dirigido à bancada do partido na Assembleia Legislativa, solicitando  aos seus correligionários apoio integral ao Projeto que em breve estaria sendo apesentado , tendo como objeto a criação do município de São Bento do Norte, desmembrado de Baixa Verde.

No dia 11 de agosto de 1953, o deputado Genésio Cabral assinou o projeto de Lei que elevaria o distrito à condição de município com os limites já praticados, depois de receber apoio de 11 outros colegas parlamentares que subscreveram a proposta.

O projeto foi rejeitado e um outro foi elaborado pelo deputado Genésio Cabral que colocou as alterações que julgou conveniente. A Lei nº 923/53 que criou o município de São Bento do Norte foi sancionada no dia 25 de novembro de 1953.

Em 2022, de acordo com o Censo feito pelo IBGE, a população de São Bento do Norte era de 3.304 habitantes e a densidade demográfica era de 11,44 habitantes por quilômetro quadrado. Na comparação com outros municípios do estado, ficava nas posições 144 e 156 de 167. Já na comparação com municípios de todo o país, ficava nas posições 4924 e 4159 de 5570. Para este ano a população estimada é de 3.426 habitantes. O gentílico é  são-bento-nortense.

ree

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Blog do Professor Aldemar Almeida

Blog de jornalismo político no RN.

© 2023 Blog Professor Aldemar. Desenvolvido por énoiz ideias

bottom of page