top of page
aldemar_capasite.jpg
Buscar

IBGE participa da Caravana Federativa RN com oficina inédita do IBGEeduca

  • Foto do escritor: Aldemar Almeida
    Aldemar Almeida
  • 6 de set.
  • 3 min de leitura
Atendimento no estande do IBGE - Foto: Thiago Caetano/IBGE
Atendimento no estande do IBGE - Foto: Thiago Caetano/IBGE

O IBGE participou da primeira edição da Caravana Federativa do Rio Grande do Norte (RN), nesta quinta-feira (4/9) e sexta-feira (5/9), no Centro de Convenções de Natal, com três oficinas de uso de dados estatísticos e geoespaciais, voltadas para gestores públicos, professores e estudantes, mais de 200 atendimentos no estande e distribuição de materiais informativos.

A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, visitou o estande do IBGE, acompanhada da governadora do RN, Fátima Bezerra, do Coordenador-Geral de Documentação e Disseminação de Informações, José Daniel Castro, da superintendente estadual do IBGE/RN, Fabiana Fábrega, e equipe.

A programação de oficinas na primeira manhã do evento começou com o Sistema IBGE de Recuperação Automática - SIDRA e Portal @Cidades, sob comando de Fábio Lima e Eryka Silva. Na sequência, houve a oficina PGI Informações Censitárias Espacializadas: Acesso a informações estatísticas no território, ministrada por Natália Barreira e Francivânio Santana.

A programação de oficinas na primeira manhã do evento começou com o Sistema IBGE de Recuperação Automática - SIDRA e Portal @Cidades, sob comando de Fábio Lima e Eryka Silva. Na sequência, houve a oficina PGI Informações Censitárias Espacializadas: Acesso a informações estatísticas no território, ministrada por Natália Barreira e Francivânio Santana.

A manhã terminou com uma oficina inédita na Caravana, com o gerente de Assuntos Educacionais do IBGE, Marcos Balster, sobre o projeto IBGEeduca, que visa apresentar as informações produzidas pelo IBGE de modo a promover o aprendizado e ajudar professores a ensinar sobre estatísticas, geociências e a realidade brasileira para estudantes de ensino fundamental e médio.


Segundo Marcos Balster, o objetivo da ação foi alcançar públicos que, por vezes, desconhecem as iniciativas do Instituto que podem ser complementares ao ensino em sala de aula. “Aqui, tivemos uma chance de nos apresentar para uma nova audiência, de professores e educadores que vão nos ajudar a levar o projeto para suas escolas e secretarias de educação e, assim, completar o nosso trabalho”, explicou Balster.

Tanto na oficina como no estande fixo do Instituto, os materiais impressos e on-line do IBGEeduca foram apresentados aos participantes do evento, muitos deles integrantes das comunidades escolares locais, como estudantes e diretores de unidades de ensino potiguares. “Nosso trabalho não se cumpre só em oferecer no portal do IBGE as informações; elas precisam chegar às escolas e alunos”, ressaltou Marcos.


O atendimento ao público foi realizado por outros quatro servidores da Superintendência Estadual do IBGE no RN (SES/RN), que se voluntariaram para conduzir as atividades no estande disponibilizado pela organização do evento. No espaço, houve distribuição de material gráfico, incluindo Atlas Escolares, mapa-múndi montável do IBGEeduca, exemplares da publicação Brasil em Números e panfletos. Além disso, um totem digital ficou disponível para tours guiados pelos sistemas do IBGE.


Edson Silva, secretário de Agricultura e Recursos Hídricos de Extremoz, município da região metropolitana de Natal, parabenizou o atendimento do IBGE. “Fui prontamente atendido e muito bem recebido. A demanda do meu município era identificar e quantificar o contingente de produtores rurais de Extremoz. O atendimento foi ótimo, e recebi o encaminhamento para ir diretamente à sede do IBGE aqui em Natal, para coletar os dados e as informações necessárias para a execução do planejamento plurianual do município”.


A superintendente estadual do IBGE no RN, Fabiana Fábrega, ressaltou a conexão possibilitada pelo evento não só com gestores públicos, mas, também, com outras parcelas da sociedade.


“O IBGE se insere na Caravana Federativa com o propósito de agregar nos serviços oferecidos pelos órgãos do Governo Federal para as municipalidades. As Caravanas são reconhecidas por receberem prefeitos, secretários e outros interlocutores, mas, nesta retomada, também foram inseridos representantes e lideranças de movimentos sociais. Nesta edição, tanto municípios quanto populações específicas puderam se reconhecer por meio dos dados do IBGE”, afirmou Fábrega.

Organizada pela Presidência da República, por meio da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) e da sua Secretaria de Assuntos Federativos (Seaf), a Caravana Federativa – Natal/RN teve ministérios e órgãos federais ofertando serviços, informações qualificadas e apoio técnico ao público presente. Ao todo, o evento contou com 2.872 inscritos de 162 municípios, incluindo 87 prefeitos, 101 vice-prefeitos e 315 lideranças, em uma agenda que incluiu oficinas, 40 estandes de atendimento, assinatura de convênios e anúncios de políticas públicas.

ree

Superintendente do IBGE Fabiana Fábrega cumprimenta a governadora do RN (centro), Fátima Bezerra (centro) e as ministras Márcia Lopes (dir.), das pastas das Mulheres, e Gleisi Hoffmann (esq.), das Relações Institucionais - Foto: Thiago Caetano/IBGE

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Blog do Professor Aldemar Almeida

Blog de jornalismo político no RN.

© 2023 Blog Professor Aldemar. Desenvolvido por énoiz ideias

bottom of page