top of page
aldemar_capasite.jpg
Buscar

Lei aprovada pela ALRN institui Sistema de Operação do PISF com Bacias Hidrográficas

  • Foto do escritor: Aldemar Almeida
    Aldemar Almeida
  • 26 de ago.
  • 2 min de leitura
ree

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) teve um papel fundamental para garantir a instituição do Sistema Estadual de Operação e Manutenção do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) com Bacias Hidrográficas do Rio Grande do Norte, ao aprovar, por unanimidade dos deputados, a Lei 11.799.


A lei tem como principal objetivo garantir a operação dos sistemas estaduais de reserva e distribuição de água que são interligados ao Programa de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional além de administrar os volumes e as vazões nos sistemas estaduais de reserva e distribuição de água bruta interligados, promover práticas que incentivem o uso eficiente e racional da água e elaborar estudos e projetos voltados à distribuição de água aduzidas pelo PISF.


Pela legislação, caberá ao Sistema gerir, operar e manter os sistemas estaduais de reserva e distribuição de água bruta interligados, assim como a infraestrutura hídrica da União, repassada à gestão estadual. Também caberá ao Sistema executar o Plano de Gestão Anual (PGA), instrumento de ajuste contratual anual, envolvendo a CODEVASF, Operadora Federal, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), do Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (IGARN) e a União, por meio do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.


O Sistema terá ainda a responsabilidade de apresentar à Operadora Federal o Plano Operacional Anual do Rio Grande do Norte (POA-RN) e a respectiva previsão de demanda mensal da água para o próximo ano operativo, até data definida pela Agência Nacional de Águas (ANA), e monitorar os volumes e as vazões nos sistemas estaduais de reserva e distribuição de água bruta, além de promover práticas que incentivem o uso eficiente e racional de água, considerando os benefícios sociais, econômicos e ambientais dos seus usos.


“A chegada das águas do São Francisco em caráter definitivo ao nosso Estado é uma conquista histórica. Significa a garantia de sustentabilidade hídrica para o Rio Grande do Norte. Vão contribuir para aumentar a produção de alimentos e, garantir água de beber para mais de 300 mil habitantes em época de estiagem, além de proporcionar desenvolvimento econômico e social para o povo seridoense”, afirma o Presidente da Frente Parlamentar das Águas, da Assembleia Legislativa do RN, deputado Francisco do PT.

Deputado Francisco do PT, presidente da Frente Parlamentar das Águas
Deputado Francisco do PT, presidente da Frente Parlamentar das Águas


 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Blog do Professor Aldemar Almeida

Blog de jornalismo político no RN.

© 2023 Blog Professor Aldemar. Desenvolvido por énoiz ideias

bottom of page