Nelter Queiroz Anuncia Retomada de Obras na Serra de João do Vale e Cobra Ações do Governo Estadual
- Aldemar Almeida

- 28 de ago.
- 2 min de leitura

Em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o deputado estadual Nelter Queiroz (PSDB) anunciou que, em breve, serão retomadas as obras da estrada da Serra de João do Vale, entre os municípios de Jucurutu e Triunfo Potiguar. Segundo o parlamentar, os trabalhos contemplarão um trecho de 2 km, por meio de contrato já firmado com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
“Esses recursos foram viabilizados por mim junto ao então ministro Rogério Marinho. Espero que o Governo do Estado não faça propaganda dizendo que foi o governo Fátima que conseguiu”, ressaltou Nelter. Ele também cobrou que o Executivo estadual articule, junto ao Governo Federal, a liberação de R$ 12 a R$ 15 milhões para a conclusão total da obra, considerada estratégica para o turismo no Seridó, Vale do Açu e Médio Oeste.
Além da questão da estrada, o deputado voltou a cobrar informações sobre o Programa CNH Popular, de sua autoria, criado durante a gestão da ex-governadora Rosalba Ciarlini e regulamentado em 2020, já na administração da governadora Fátima Bezerra (PT).
“Tenho informações de atraso no pagamento às autoescolas credenciadas ao Programa. Em alguns casos, os repasses demoram até dois anos”, denunciou. O parlamentar também criticou o fechamento do DETRAN, a demora na análise de processos de habilitação e a lentidão na realização de exames práticos no interior do Estado.
Nelter ainda questionou o excesso de editais lançados pelo Governo sem execução efetiva das obras, citando como exemplo a prometida pavimentação da RN-075, entre Pilões e a BR-226.
Por fim, o deputado destacou problemas estruturais da saúde pública, como falta de insumos, dificuldade na transferência de pacientes, ausência de UTIs e carência de cirurgias, reforçando o apelo por mais ações concretas do Executivo estadual.
A SERRA DE JOÃO DO VALE - A Serra de João do Vale se estende por três municipios do Rio Grande do Norte - Jucurutu, Triunfo Potiguar e Campo Grande, nas regiões Seridó e Médio Oeste e um do vizinho Estado da Paraíba, Belém de Brejo do Cruz. É um complexo serrano que compreende uma área de cerca de 280km² inserida no bioma Caatinga. A Serra se caracteriza como um dos mais importantes ambientes serranos do Rio Grande do Norte por apresentar em sua paisagem uma diversidade de ecossistemas, com formações vegetais florestais e fauna, além do relevo acidentado com muitas encostas e escarpas com um topo plano onde estão localizadas as châs.
As comunidades rurais existentes na serra são: chã Velha, chã da Caponga, chã do Cajueiro, chã dos Félix e chã das Cacimbas. A economia é baseada em agricultura de subsistência e criação de bovinos. Desenvolvem-se também culturas agrícolas permanentes, como a do caju, em cuja safra a castanha é comercializada nas cidades vizinhas, além de um crescente desenvolvimento do turismo ecológico e de aventura.

Encostas da serra de João do Vale voltadas para o município de Jucurutu.





Comentários