RN fica em 2º lugar em concurso nacional sobre Cultura Oceânica na categoria Ensino Superior
- Aldemar Almeida

- há 2 dias
- 2 min de leitura
Concurso de redação consolida-se como estratégia de divulgação da Amazônia Azul

Estudantes de todo o País participam de iniciativa que estimula a reflexão sobre a importância do mar e o papel estratégico da Amazônia Azul – Imagem: Marinha do Brasil
Álvaro Herminío de Morais Marinho, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte foi o segundo colocado no terceiro concurso promovido pelo Centro de Excelância para o Mar Brasileiro (CEMBRA), com apoio da Marinha do Brasil que recebeu 1.109 inscrições de redações de 24 Estados do Brasil. O Rio Grande do Norte foi o quarto a enviar mais inscrições com 111 redações. Na primeira posição ficou o Rio de Janeiro com 228, seguido por São Paulo com 214 e Rio Grande do Sul com 166. O tema “A Cultura Oceânica”, desta edição reforçou a necessidade de conscientização da juventude quanto à importância do mar, consolidando-se como uma das principais estratégias de divulgação da Amazônia Azul junto às novas gerações de estudantes do País.
A cerimônia de premiação ocorrerá em 18 de dezembro, a bordo do Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) “Vital de Oliveira” – o mais moderno da América Latina em seu segmento. Os primeiros colocados de cada categoria (Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior) receberão tablets e terão a oportunidade de conhecer o navio da Marinha do Brasil, referência mundial em pesquisas oceanográficas.
"O Concurso de Redação do Cembra é uma oportunidade única de aproximar os jovens brasileiros do conhecimento sobre o mar e sua importância estratégica para o País. Ao estimular a reflexão e a criatividade dos estudantes em torno da cultura oceânica, o concurso fortalece a formação de cidadãos conscientes, críticos e engajados com a preservação e o desenvolvimento sustentável da Economia do Mar em nossa Amazônia Azul. Cada redação recebida é um testemunho do interesse crescente dos estudantes pelo mar, e iniciativas como esta contribuem diretamente para consolidar a mentalidade marítima no ambiente educacional e na sociedade em geral”, disse o Coordenador Executivo Interino do Cembra, Almirante de Esquadra Marcelo Francisco Campos.
Promovido anualmente pelo Cembra, com o apoio da MB, o concurso busca fortalecer a cultura oceânica e o sentimento de pertencimento ao mar, estimulando estudantes a refletirem sobre os desafios da sustentabilidade marinha e o papel estratégico da Amazônia Azul. Ao unir educação, ciência e comunicação, a iniciativa contribui para aproximar a sociedade dos temas ligados ao mar brasileiro — um território de mais de 5,7 milhões de km², repleto de riquezas naturais, oportunidades econômicas e importância geopolítica.
O Ensino Médio concentrou mais da metade das participações, seguido pelo Ensino Fundamental e Ensino Superior, refletindo o interesse crescente entre os jovens de diferentes faixas etárias.
Fonte: Agência Marinha de Notícias






Comentários