Deputado Hermano Morais destaca Dia Mundial das Doenças Raras e política de apoio
- Aldemar Almeida
- 27 de fev.
- 1 min de leitura

"As doenças raras atingem cerca de 65 pessoas em cada grupo de 100 mil indivíduos, ou seja, algo em torno de 1,3 dapara cada 2 mil indivíduos", explicou o deputado, ressaltando a necessidade de um olhar diferenciado do poder público, dos estudiosos e da ciência para essas enfermidades.
O parlamentar enfatizou que as doenças raras são crônicas, progressivas e incapacitantes, podendo ser degenerativas e levar à morte, afetando significativamente a qualidade de vida dos pacientes e suas famílias. Ele também mencionou que “muitas dessas doenças não têm cura, apenas tratamentos para aliviar a dor e prolongar a vida”.
Hermano Morais ressaltou o trabalho do seu mandato em relação ao tema, mencionando a aprovação por unanimidade da Lei 11.675, sancionada em 29 de janeiro de 2024, que institui a política estadual de atenção, diagnóstico e tratamento às pessoas com doenças raras no Rio Grande do Norte. Ele pediu atenção da Secretaria de Saúde e outros órgãos, desde o Ministério da Saúde em nível federal até as secretarias municipais, para “dar atenção a essas pessoas, muitas das quais dependem do Sistema Único de Saúde (SUS)”.
Foto: João Gilberto

Comments