top of page
aldemar_capasite.jpg
Buscar

Deputado Vivaldo Costa fala sobre inverno irregular e chama atenção para audiência pública na quarta

  • Foto do escritor: Aldemar Almeida
    Aldemar Almeida
  • 24 de jun.
  • 2 min de leitura
ree

O deputado estadual Vivaldo Costa (PV) lamentou, na sessão Plenária desta terça-feira (24), na Assembleia Legislativa, as chuvas fracas registradas no Rio Grande do Norte, neste ano de 2025, o que caracterizam, segundo o parlamentar, um inverno ‘irregular’. Ele fez um balanço das chuvas caídas em cada mês.


“Tivemos os meses de maio e junho praticamente sem chuvas”, afirmou Vivaldo, ressaltando que a governadora Fátima Bezerra já reuniu o secretariado e determinou providências para o enfrentamento aos efeitos da seca. Vivaldo adiantou que nesta quarta-feira (25), às 10 horas na Assembleia, o presidente da Casa, Ezequiel Ferreira (PSDB), em parceria com ele e com o deputado Dr Bernardo (PSDB), debaterão sobre o tema em audiência pública.


“Vamos discutir as providências tomadas pelo Governo”, disse o parlamentar, explicando a necessidade de apoio à pecuária e agricultura familiar. Ele citou a região do Seridó como uma das mais secas do Estado. “O Seridó e outras regiões precisam do apoio do Governo do Estado, do presidente da República, dos ministros”, disse o deputado Vivaldo Costa.


O SERIDÓ - O relevo do Seridó é formado pelas terras altas do Planalto da Borborema e por terrenos mais baixos da Depressão Sertaneja. Seu relevo diminui a medida que se avança de leste para oeste, encontrando as depressões do rio Seridó e rio Piranhas-Açu, entre 50 e 200 metros de altitude. Encontra-se com 100% do seu território inserido na Região hidrográfica do Atlântico Nordeste Oriental. Os principais rios encontrados na região são o Piranhas-Açu, Seridó, Potengi, Sabugi, Barra Nova e Acauã.

Com relação ao clima, a região é dividida em três áreas homogêneas. De forma geral, observa-se que as chuvas aumentam num gradiente "leste-oeste" e num gradiente "áreas altas - áreas baixas". O clima subúmido seco, ou semiárido brando está presente desde o oeste do município de Caicó até a cidade de Serra Negra do Norte com precipitação variando de 800 a 1000mm/ano e temperatura média anual de 27,5ºC. Desde a porção oriental de Caicó até o oeste do Seridó Oriental o clima dá-se como Semiárido mediano, com precipitação variando de 600 a 800 mm anuais e temperatura média de 26ºC.


Nas demais áreas do Seridó Oriental o clima é tido como Semiárido rigoroso com precipitação variando entre 400 e 600 mm e temperaturas mais amenas devido à altitude. Em regiões da Serra de Sant'ana predomina o clima tropical de altitude, com temperaturas que podem atingir os 10ºC de mínima no inverno e 30ºC de máxima no verão.


O principal ecossistema da região é a Caatinga do Seridó, vegetação de transição entre o campo e Caatinga Arbórea, com árvores de porte médio e baixo, e abundância de cactos. Ainda está presente na região a Floresta Subcaducifólia, nas serras de Santana e João do Vale e a Floresta Ciliar de Carnaúba, ao longo do rio Rio Piranhas-Açu, em Jucurutu.


MUNICÍPIOS - No total, a Região do Seridó é formada por vinte e quatro municípios que compreendem 9. 374,063 quilômetros quadrados: Acari, Bodó, Cerro Corá, Carnaúba dos Dantas, Caicó, Cruzeta, Currais Novos, Equador, Florânia, Ipueira, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Jucurutu, Lagoa Nova, Ouro Branco, Parelhas, São Fernando, São Vicente, São João do Sabugi, São José do Seridó, Santana do Seridó, Serra Negra do Norte, Timbaúba dos Batistas e Tenente Laurentino Cruz.[


ree


 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Blog do Professor Aldemar Almeida

Blog de jornalismo político no RN.

© 2023 Blog Professor Aldemar. Desenvolvido por énoiz ideias

bottom of page