Desafio da Serra de João do Vale fomenta a geração de renda para empreendedores e moradores do local
- Aldemar Almeida
- 4 de mai.
- 2 min de leitura

Estudos na área turística registram a importância dos eventos esportivos como fomentadores de renda para os municípios onde eles são realizados, bem como para os moradores do local beneficiando principalmente o setor de hotelaria, de alimentação e de abastecimento. Os seguimentos do Off Road e do ecoturismo, considerados como esportes de aventura, também se encaixam como motores geradores de renda, além de proporcionarem a preservação do meio ambiente. Nesses eventos, são registrados, também melhorias na saúde pública, no saneamento, na segurança e nas vias de acesso às belezas naturais do interior do Brasil que beneficiam não só o turista bem como os moradores das comunidades.
O evento Off Road “Desafio da Serra de João do Vale”, que este ano chegou a sua XVII edição, a ser realizada nos próximos dias 9 e 10, com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Jucurutu, traz para cá jipeiros não só do Rio Grande do Norte, mas da Paraíba e de Pernambuco, já motivou o aparecimento de equipamentos de apoio turístico e gastronômico, como o mais recente que é o Gastrobar Mirante do Vale, num ambiente agradável funcionando nos finais de semana, sábados e domingos, do café da manhã até o jantar, sob a administração de Patrícia Edileide.
O ambiente aconchegante está localizado em um mirante da Serra de João do Vale - que se estende pelos municípios de Jucurutu, Triunfo Potiguar e Campo Grande, no Rio Grande do Norte e Belém de Brejo do Cruz, na Paraíba, - de onde se pode observar toda a riquezas da natureza no entorno da Serra, bem como visualizar alguns municípios da região. Para a viabilidade desse e de outros empreendimentos que surgirão, é necessário que seja pavimentada a estrada de acesso ao platô e ampliado o sistema de abastecimento de água na Serra, o que, com certeza, potencializará o desenvolvimento da economia da localidade que é um grande produtor de castanha de caju.
O complexo serrano da João do Vale compreende uma área de 280km², com uma população em torno de 2.500 habitantes. As comunidades que existem na Serra são: Chã Velha, Chã da Caponga, Chã do Cajueiro, Chã dos Félix e Chã das Cacimbas. Há algum tempo os "trilheiros" que sobem a Serra pela Trilha do Pacífico, a mais dificil e pela estrada do Jacu, a mais suave, e se encantam com o visual das belezas naturais, têm focado principalmente nesse tema da pavimentação da estrada ligando a cidade de Jucurutu à Serra de João do Vale. A Serra é a quarta mais alta do Estado.
תגובות