Evento off road é reconhecido como patrimônio lmaterial e recebe nome de Pacífico de Medeiros
- Aldemar Almeida
- 7 de jul.
- 2 min de leitura

A atividade off-road vem se destacando no Rio Grande do Norte, a partir da fundação do Jeep Clube-RN, há 41 anos, como a primeiro clube do gênero, em nível estadual em todo o Brasil, como uma ferramenta importante para o desenvolvimento do turismo rural e ecológico, desde que seja praticada com responsabilidade e respeito ao meio ambiente, gerando benefícios econômicos, sociais e ambientais para os municípios onde os eventos dessa natureza são realizados.
Recentemente o Prefeito de Jucurutu, Iogo Queiroz (PSDB) sancionou duas leis voltadas para o reconhecimento da importância do evento ali realizado, há 17 anos, denominado de Desafio da Serra de João do Vale.
Os dois Projetos que se tornaram Leis aprovadas por unanimidade da Câmara Municipal, foram de origem do vereador Lulu de Chico Ivo (PSDB). Uma das leis, a de número 1.159/2025 Reconhece como Patrimônio Cultural, Imaterial, Esportivo e de Promoção do Turismo Rural e Ecológico do município de Jucurutu-RN, o Desafio da Serra de João do Vale- Trilha do Pacífico, que ali se realiza anualmente.
A outra lei, de número 1.161/2025, também sancionada e publicada no Diário Oficial dos Municípios do Rio Grande do Norte no dia 12 de junho último, denomina a estrada que liga à Serra de João do Vale, iniciando na fazenda Saco do Treme, de “Pacífico de Medeiros Neto de Araújo” numa homenagem póstuma a um ex-prefeito de Jucurutu.
“O processo legislativo é fundamental para a proteção e a promoção do patrimônio cultural, esportivo e imaterial, por meio da criação de leis que garantam a sua preservação e valorização. Estudos na área turística registram a importância dos eventos esportivos como fomentadores de renda para os municípios onde eles são realizados como atrativos de lazer, além da geração de renda para os moradores do local”, justificou o vereador Lulu na elaboração das matérias aprovadas.

Comments