top of page
aldemar_capasite.jpg
Buscar

Hoje (8) é comemorado o Dia da Vitória que nos faz lembrar muito do “general” Alcindo Arnaldo da Silva

  • Foto do escritor: Aldemar Almeida
    Aldemar Almeida
  • 8 de mai.
  • 1 min de leitura

Hoje é comemorado o Dia da Vitória que me faz lembrar muito do nosso “general”, Alcindo Arnaldo da Silva, que fez parte da Força Expedicionária Brasileira (FEB) nos campos de batalhas na Itália, principalmente Montese, Monte Castelo e Fornovo di Taro. A data marca a rendição da Alemanha nazista, em 1945, encerrando a Segunda Guerra Mundial na Europa. É uma data de grande simbolismo em nações como Reino Unido, França, Estados Unidos e Rússia, onde cerimônias, desfiles e tributos aos veteranos e vítimas do conflito são amplamente realizados.


O Brasil teve um papel relevante no conflito, apesar de ser frequentemente subestimado. A FEB, composta por cerca de 25.000 homens, foi enviada à Itália em 1944 e participou de batalhas cruciais. Os pracinhas, como eram chamados, enfrentaram condições aversas, incluindo o rigoroso inverno italiano e um inimigo bem entrincheirado, contribuindo significativamente para a vitória aliada no teatro mediterrâneo. Além disso, a Marinha Brasileira protegeu o Atlântico Sul, essencial para as rotas de suprimento aliadas, enquanto a Força Aérea Brasileira realizou missões de patrulha e combate.


Todo ano, quando a nossa família se reunia para comemorar o aniversário do “pracinha” a gente puxava o hino do ex-pedicionáario e ele  com um sorriso com muita alegria continuava... “por mais terras que percorra, não permita Deus que eu morra sem que volte para lá, sem que leve por divisa esse “V” que simboliza a vitória que virá.



 

 

 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Blog do Professor Aldemar Almeida

Blog de jornalismo político no RN.

© 2023 Blog Professor Aldemar. Desenvolvido por énoiz ideias

bottom of page