top of page
aldemar_capasite.jpg
Buscar

Lei aprovada pela ALRN cria Memorial da Mulher Potiguar para preservar protagonismo feminino

  • Foto do escritor: Aldemar Almeida
    Aldemar Almeida
  • 22 de jul.
  • 2 min de leitura
Deputada Isolda Dantas (PT) foi  autora do projeto que se transformou na Lei 12.282 sancionada pelo Executivo
Deputada Isolda Dantas (PT) foi autora do projeto que se transformou na Lei 12.282 sancionada pelo Executivo
ree

Com o objetivo de valorizar o papel das mulheres na construção histórica e cultural do Rio Grande do Norte, foi sancionada a Lei nº 12.282, de autoria da deputada estadual Isolda Dantas (PT), que institui o Memorial da Mulher Potiguar. A nova legislação, publicada no Diário Oficial do Estado , propõe a criação de um espaço físico e virtual voltado à preservação, divulgação e estudo da trajetória de mulheres potiguares que se destacaram e se destacam em diferentes áreas da sociedade.


A iniciativa reconhece a importância de resgatar memórias historicamente apagadas ou invisibilizadas e busca democratizar o acesso à informação sobre o protagonismo feminino no Rio Grande do Norte. “É papel do Estado resgatar essas histórias, dar visibilidade e garantir que as futuras gerações conheçam a contribuição fundamental das mulheres potiguares”, defende Isolda Dantas.


Entre os exemplos de pioneirismo destacados pela parlamentar, figuras como Celina Guimarães, primeira eleitora do Brasil; Alzira Soriano, a primeira prefeita eleita no país; e Nísia Floresta, uma das pioneiras do feminismo na América Latina. Além delas, personalidades culturais como Ademilde Fonseca e Dona Militana, além de tantas outras mulheres que marcaram suas comunidades e o Estado com suas trajetórias.


A lei prevê que o Memorial seja administrado por órgão designado pelo Poder Executivo, responsável pela implantação do espaço físico e, também, de uma versão virtual acessível por meio de site oficial. O conteúdo deverá incluir exposições, eventos e atividades voltadas ao fortalecimento da memória e da representatividade feminina. A proposta ainda contempla a possibilidade de criação de um Conselho Permanente para acompanhar e monitorar a implementação do projeto.

Para a deputada Isolda Dantas, a criação do Memorial da Mulher Potiguar é uma medida concreta no enfrentamento das desigualdades de gênero. “Vivemos num país em que a memória oficial ainda silencia as mulheres. Com esse memorial, damos um passo importante para reconhecer publicamente suas conquistas, suas lutas e seu lugar na história”, observa.









 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Blog do Professor Aldemar Almeida

Blog de jornalismo político no RN.

© 2023 Blog Professor Aldemar. Desenvolvido por énoiz ideias

bottom of page