Neste Sábado quem está aniversariando é o município de Jucurutu que completa 90 anos
- Aldemar Almeida

- 11 de out.
- 2 min de leitura

Situado na região Seridó do Estado e se limitando ao Norte com Assu e São Rafael; ao Sul com Caicó, São Fernando e Jardim de Piranhas; a Leste com Santana do Matos, Florânia e São Rafael; e a Oeste com a divisão do RN com a PB, Jardim de Piranhas e Triunfo Potiguar, Jucurutu está completando hoje 90 anos.
A data foi comemorada ontem de forma festiva com um majestoso desfile cívico promovido pela Prefeitura Municipal, coordenado pelo prefeito Iogo Queiroz,um evento que vai ficar para a história da cidade, que contou com o apoio dos jucurutuenses e dos que escolheram a cidade para morar. O desfile empolgou a todos que saíram ás ruas para assistir.

Francisco representando o Prefeito no pelotão das crianças no defile do aniversário de Jucurutu
HISTÓRICO - As primeiras povoações chegaram em 1862. O município só foi criado no século XX com a denominação de São Miguel de Jucurutu, pelo decreto n° 932 de 11 de outubro de 1935, com suas terras desmembradas de Caicó, Campo Grande, e Santana do Matos, conforme registra o livro “História Legislativa dos Municípios do Rio Grande do Norte”, organizado pela Assembleia Legislativa. Em 31 de outubro de 1938, pelo decreto 603, passou a chamar-se apenas Jucurutu. O mesmo decreto fixou a divisão territorial do Estado e definiu o perímetro do minicípio.
De acordo com o censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Jucurutu tinha uma população de 17.793 habitantes, estimada para 2025 de 18.304. A densidade demográfica era de 19,6 por km². Jucurutuense é quem nasce no município. Em 2022 o número de pessoas ocupadas era 2.700. O IBGE identificou em 2022 uma escolarização, de 6 a 14 anos de idade, de 99, 14%. No tocante ao meio ambiente 37,88% dos domicílios tinham esgotamento sanitário por rede geral, rede pluvial ou fossa ligada à rede. De acordo com o levantamento, 93,07% de domicílios urbanos em vias públicas com arborização. O Bioma predominante do município é a caatinga.






Comentários