Projeto de Lei do deputado Dr. Kerginaldo (PSDB) estabelece o “Programa Escola do Professor”
- Aldemar Almeida

- 14 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
Foto: Eduardo Maia

Sob a justificativa de que a iniciativa é fundamental para a valorização dos profissionais, reconhecendo sua importância na formação e desenvolvimento das futuras gerações, o deputado dr. Kerginaldo (PSDB), elaborou o Projeto de Lei n° 490/2024, publicado nesta quinta-feira(13), no Diário Oficial Legislativo da AL-RN, que tem por objetivo estabelecer o “Programa Escola do Professor” visando promover o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida no trabalho dos profissionais da Educação no Rio Grande do Norte.
“Os professores são peças-chave no processo educativo e desempenham um papel fundamental na sociedade. No entanto, muitos enfrentam altos níveis de estresse, sobrecarga de trabalho e falta de recursos adequados. A valorização desses profissionais é essencial para garantir um ambiente escolar saudável e produtivo, que reflita diretamente na qualidade do ensino” afirma o parlamentar em seu Projeto.
Ainda de acordo com a justificativa do deputado Dr. Kerginaldo, estudos demonstram que a saúde mental e física dos educadores impacta significativamente no desempenho profissional e na qualidade das relações dentro da escola. O Programa Escola do Professor buscará implementar ações que promovam a saúde, como atividades físicas, workshops sobre saúde mental, e campanhas de prevenção a doenças.
Além disso, serão oferecidos espaços para que os professores possam expressar suas necessidades e preocupações. O projeto prevê a criação de cursos e capacitações que abordem não apenas conteúdos pedagógicos, mas também temas relacionados ao autocuidado e à gestão do estresse. O deputado propositor diz que isso contribuirá para o desenvolvimento pessoal e profissional dos educadores, aumentando sua motivação e satisfação no trabalho
“Um ambiente escolar saudável reflete na convivência entre alunos, pais e comunidade. Professores bem-cuidados e valorizados são mais propensos a criar relações positivas, promovendo um clima escolar de respeito e colaboração. Isso, por sua vez, favorece o aprendizado e o desenvolvimento integral dos estudantes. Investir na saúde e bem-estar dos profissionais de educação é uma estratégia eficaz para garantir a sustentabilidade da educação pública” reforça o parlamentar.





Comentários