top of page
aldemar_capasite.jpg
Buscar

Serra Negra do Norte, na região Seridó do Estado, é o aniversariante deste dia 3 de agosto

  • Foto do escritor: Aldemar Almeida
    Aldemar Almeida
  • 3 de ago.
  • 2 min de leitura
ree

ree

Serra Negra do Norte, município localizado no Seridó, que está aniversariando neste dia 3 de agosto, limita-se ao Norte com Jardim de Piranhas, Timbaúba dos Batista e com o Estado da Paraíba (Divisa); ao Sul com São João do Sabugi e a Paraíba; a Leste com São João do Sabugi, Timbaúba dos Batistas e Caicó e a Oeste com a  Divisa RN-PB.

Uma sesmaria com grande extensão territorial foi dada ao Capitão Francisco de Oliveira Toledo. Na divisão da imensa faixa de terra, a área localizada do sul da ribeira do rio Apodi e nas vizinhanças do riacho do Peixe ficou nas mãos de João de Freitas da Cunha, que, por sua vez, deixou tudo a título de herança para Domingos Freitas da Cunha, seu irmão. Posteriormente o novo herdeiro vendeu as terras para Manoel Barbosa de Freitas que implantou uma fazenda na localidade. Mas a povoação só foi de fato iniciada quando Manoel Barbosa de Freitas doou a fazenda para seu sobrinho Manoel Pereira Monteiro.Em 1735, foi erguida a capela de Nossa Senhora do Ó por iniciativa de Manoel Pereira e seus filhos. Na época já era acentuada a movimentação nas margens do rio Espinharas ocasionando o crescimento do núcleo populacional da localidade de Serra Negra. Este nome refere-se a impressão dada pela espessa vegetação primitiva na área, muito escura e ensejando um contorno serrano.

Foi nesse período de crescimento da fazenda e de organização populacional que o famoso Francisco Solteirão, filho de Manoel Pereira, conhecido por sua

religiosidade, decidiu transferir todo o patrimônio construído com muito trabalho ao longo dos anos para o domínio da igreja.

Esse é o histórico registrado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE sobre Serra Negra do Norte, que aniversariou neste domingo.

Na “História Legislativa dos Municípios do Rio Grande do Norte”, livro editado pela Assembleia Legislativa do RN, consta que a povoação de Serra Negra, em pleno Sertão do Seridó, foi elevada à categoria de Vila, com a mesma denominação, pela Lei Provincial 688 de 3 de agosto de 1874, ato assinado pelo bacharel João Capistrano Bandeira de Melo Filho, pernambucano de Olinda, presidente da província do Rio Grande do Norte. O município, oficialmente criado em 1874, somente foi instalado no ano seguinte aos 21 dias do mês de maio de 1875. Serra Negra desmembrou-se de Caicó e tornou-se município do Rio Grande do Norte. Teve sua sede administrativa transferida para São João do Sabugi em 27 de maio de 1932. Voltou à sua localização histórica no dia 13 de dezembro de 1935, adquiriu foros de cidade em 29 de março de 1938, pelo Decreto nº 457 tinha o próprio distrito-sede de São João do Príncipe que em 1948 foi emancipado. Antes em 1943, Lei Estadual alterou o nome de Serra Negra para Serra Negra do Norte.   O Gentílico de quem nasce lá é serra-negrense-do-norte

ree

 


 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Blog do Professor Aldemar Almeida

Blog de jornalismo político no RN.

© 2023 Blog Professor Aldemar. Desenvolvido por énoiz ideias

bottom of page