Águas da Transposição do Rio São Francisco chegam nesta sexta-feira ao Rio Grande do Norte
- Aldemar Almeida

- 15 de ago.
- 1 min de leitura

Foto do MIDR
As águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) chegam nesta sexta-feira (15) ao Rio Grande do Norte entrando no rio Piranhas, no município de Jardim de Piranhas, na região Seridó, para beneficiar milhares de moradores do semiárido, onde muitos municípios enfrentam histórico de escassez hídrica.
Na sessão plenária da Assembleia Legislativa de quinta-feira (14) o presidente da Frente Parlamentar das Águas da AL-RN, deputado Francisco do PT destacou esse avanço do Projeto de Integração do “Velho Chico”, o que considerou um marco definitivo para a integração hídrica no Rio Grande do Norte.
Hoje será realizada uma visita técnica à região e na próxima terça-feira (19), o Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes cumprirá uma agenda na Barragem de Oiticica, no município de Jucurutu, que receberá as águas do São Francisco. O reservatório terá o controle hídrico de toda a região. De Oiticica, que tem capacidade para armazenar 742 milhões de metros cúbicos, a água descerá para a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, a maior do Estado, com capacidade de acumulação de 2,4 bilhões de metros cúbicos.
PISF - O Projeto de Integração do Rio São Francisco é a maior obra de infraestrutura hídrica do país, no âmbito da Política Nacional de Recursos Hídricos. Com 477 quilômetros de extensão, distribuídos em dois eixos Leste e Norte.
O empreendimento assegura a segurança hídrica de 12 milhões de pessoas em 390 municípios de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, estados onde a estiagem é frequente.

Deputado Francisco do PT, Presidente da Frente Parlamentar das Águas, da ALRN.





Comentários